! denúncias - território livre

denúncias

Na sua escola ou na sua quebrada tem abuso? tem avacalhação? Denuncie para o Território Livre! denuncias@territoriolivre.org

ESCOLA PRISÃO

Sou contra a redução da maioridade penal. A escola já é uma prisão, não precisa colocar a gente em outra. Só tem grade! Só falta os tios do corredor andarem com arma e cassetete.

O banheiro feminino tem esgoto aberto, um buracão sem tampa e fedido. Quando entope, a água sobe e a gente não consegue entrar por causa do cheiro.

B., 15 anos. EE Prof. José do Amaral Mello – Vila Nova Galvão

TESOURA PEDAGÓGICA

A reitoria propôs um “novo projeto pedagógico” que é só corte de verbas! Diminui o número de aulas e fecha salas. Até o emprego dos funcionários está ameaçado! Quem criou a crise foi a Fundação e a Prefeitura de Sto André, não pagaremos por ela!

G, 19 anos. Fundação Sto André – ABC

SEDE DE LUCRO

Por causa dos cortes de verba do governo, milhares de estudantes que dependiam do FIES (empréstimo do governo para pagar a universidade) foram prejudicados.

Pra piorar, a Univ. São Judas foi comprada por outra empresa, a ANIMA, que aumentou o número de estudantes sem ter estrutura suficiente. O resultado é que as salas estão lotadas e tem fila pra tudo. Estamos nos mobilizando para não deixar a ANIMA lucrar ainda mais prejudicando nossa formação!

R. 19 anos. Universidade São Judas – Mooca

FEDERAIS EM CRISE

Tinha uma linha (ponte-orca) que ligava a faculdade à ZL, mas foi retirada com os cortes de verba. Como muitos dos estudantes são de longe, a linha era essencial.Todas as federais estão sofrendo efeitos dos cortes, em cada lugar de um jeito. As terceirizações também aumentam. A universidade, já sem infraestrutura básica, vai ficando ainda pior.

A. O., 27 anos. Unifesp – Guarulhos

Foto: estudantes com a edição 37 do jornal do TL atrás das grades da escola-prisão em Guarulhos