! [panfleto] aumento não! tirem do lucro, não do povo! - Território Livre

[panfleto] aumento não! tirem do lucro, não do povo!

É preciso ter foco na derrubada do aumento. Mas não erremos de novo! Em 2013 os 20 centavos que derrubamos foram tirados de nós em outras áreas sociais (como saúde e educação). Isso foi dito na cara de pau por Haddad e Alckmin. O povo perdeu os 20 centavos e as empresas de transporte ganharam subsídio do Estado (dinheiro nosso) pra não sofrerem com a queda.

Se é pra tirar de algum lugar, que tirem do lucro das empresas de transporte, e não dos (poucos) serviços sociais. Aliás, foi provado em auditoria recente que essas empresas lucram muito acima dos demais setores da economia (17%, enquanto a maioria dos setores lucra 7%).

Abaixo a lógica do capital e seus lacaios no Estado!

PASSE LIVRE PRA ESTUDANTE É CALA BOCA

É pra nos dividir! “Dividir pra governar” é o lema burguês.

Enquanto uma minoria ínfima recebe passe livre, mais de 50% dos trabalhadores (dos mais pobres) são diretamente afetados pelo aumento (e não apenas 8%, como diz a prefeitura e a grande mídia).

Pra piorar, esse passe livre não é pra gente “passear”, curtir a cidade, etc.; é uma cota exata e vinculada ao trajeto casa-escola. Ou seja: é pra gente ir pra escola-prisão do capital, ficar enjaulado ou aprender um monte de coisa secundária. Se tornar uma boa e dócil ferramenta do sistema, isso é permitido! Mas viver livremente nossa juventude… aí já é vandalismo! O capital e seus lacaios não aceitam que a juventude se forme com espírito de liberdade.

Não queremos migalhas, queremos tudo!

QUAL O PRÓXIMO PASSO?

Nossa função imediata, além de não sair das ruas, é tomar as estações e terminais de transporte junto com os que neles trabalham. A luta contra o aumento, pra ser vitoriosa, tem de se unificar com os cobradores, motoristas e metroviários em luta contra as demissões.

Em vez de ficar pedindo mais serviços sociais do Estado burguês (como “estatização do transporte”, “tarifa zero”), os lutadores devem ocupar os terminais, as empresas, escolas e universidades e assim criar grandes centros de organização e articulação direta. Isso é criar o Poder Popular, oposto ao Estado burguês.

As ocupações são as bases (os núcleos) do Poder Popular, a única força capaz de controlar a economia e superar a irracionalidade do capital.

Viva a luta da juventude e dos trabalhadores!

Contra o aumento e contra as demissões de cobradores!

Aliança operário-estudantil para criar o Poder Popular!

Lute com o Território Livre!

10.01.2015


Categorias: Cartazes, Panfletos

Tags: ,