! território livre no iii congresso da anel - Território Livre

território livre no iii congresso da anel

Os companheiros da ANEL convidaram o Território Livre para participar do seu terceiro congresso, que ocorrerá em Campinas-SP a partir do dia 4/06. Ficamos muito gratos com o convite, e vimos a público informar que decidimos participar desse congresso da ANEL.

Não compomos a ANEL, temos críticas ao seu programa majoritário e a algumas das suas formas de atuação. Nunca escondemos isso nem esconderemos. Ainda assim, seria sem dúvida sectarismo ridículo de nossa parte ignorar o convite e ignorar que a ANEL organiza, nacionalmente, um importante número de jovens lutadores.

Participaremos do Congresso com delegados eleitos na ECA-USP. Entretanto, como não construímos a ANEL e não conhecemos sua dinâmica, não tivemos tempo hábil de eleger nossos representantes de forma ideal, a partir das discussões e divergências programáticas. Nossos delegados irão representados a partir de um acordo que fizemos com demais forças políticas da ECA-USP, um acordo que julgamos importante e amistoso.

Mesmo não elegendo nossos representantes a partir da discussão programática, o TL manterá toda liberdade de voz e crítica próprias para intervenção no Congresso. Tudo isso, é claro, sempre dentro do necessário espírito de fraternidade que precisa haver entre a esquerda. Em unidade, mas nunca deixando de expressar publicamente as divergências, podemos avançar e enfraquecer nossos inimigos comuns, a burguesia e seu governo.

Saudações aos lutadores da ANEL de todo o país! Que o Congresso sirva para politização e fortalecimento da luta da juventude!