! [panfleto] resistir para vencer! - Território Livre

[panfleto] resistir para vencer!

Sofremos uma grave derrota nesta semana: a desvinculação do HRAC [hospital localizado no Campus de Bauru]. Apesar da posição da justiça no TRT [tribunal regional do trabalho], não devemos fazer discursos de vitória. O jogo ainda não está ganho e pode se voltar facilmente contra nós, produzindo a derrota. O PDV [plano de demissão voluntária] está aí.

Devemos responder a cada ataque com resistência. Toda resistência é legítima para não permitir a desvinculação do HU [hospital universitário], para re-vincular o HRAC, para impedir de vez o corte de pontos, para impedir a entrada da PM, para a manutenção dos piquetes, etc.

Nossa pauta deve ser defensiva — é a única forma de impedir a falência da universidade, que está na iminência de deixar de ser universal; se particularizar ainda mais em “institutos” de pesquisa, pólos de produção sob demanda do capital.

É preciso ficar claro que a crise da USP não é fruto de uma sequência de gestões incompetentes, aventureiras, populistas-autoritárias, etc. Isso é meia verdade. A crise da USP é expressão da falência de um projeto burguês paulista e, pior, do projeto civilizatório burguês em geral. Tratar a crise da USP como mera crise de gestão — e não como estrutural — é o ponto de vista de quem quer salvar a universidade dentro dos quadros atuais, com uma mera correção na gestão. Mas isso — que é a proposta dos reformistas — é impossível; é um engodo.

Em vez de gastarmos nosso tempo com planos de reforma, devemos preparar e organizar ações radicais de resistência agora. Esse deve ser o foco do Movimento Estudantil. Por estarem em maior número, os estudantes têm o dever de serem os guardiões das greves dos trabalhadores e professores; de usar toda a sua energia e métodos possíveis para que essas greves sejam vitoriosas. Uma vitória do Sintusp, por exemplo, é uma vitória para o conjunto da classe trabalhadora brasileira, da qual fazemos parte.

É preciso resistir, não tanto falar; não perder o foco nem a pauta central:

Fora PM do Campus! Nem venha reprimir os piquetes dos trabalhadores, pois não serão bem vindos nem bem recebidos!

Pela liberdade e pelo direito de greve! Ditadura não!

Pela re-vinculação do HRAC e contra desvinculação do HU!

Pela abertura dos livros: a reitoria e seus capachos são o problema; os que trabalham e constroem a universidade são a solução!

28.08.2014


Categorias: Panfletos, Universidade

Tags: , , , ,