! NÃO AO APARELHAMENTO DO DCE DA USP PELA BUROCRACIA DO PT E DA UJS! - Território Livre

NÃO AO APARELHAMENTO DO DCE DA USP PELA BUROCRACIA DO PT E DA UJS!

VOTO CRÍTICO NA CHAPA “PODE CHEGAR E NÃO PARA”!

Neste último dia de eleição para o DCE da USP, diante da possível vitória da chapa “Nossa Voz”, nós do Território Livre chamamos os estudantes que ainda não votaram a votarem taticamente na chapa de situação “Pode Chegar e Não Para”. Mantemos profundas divergências com essa chapa e com a política levada a cabo por ela no DCE nos últimos vários anos. Seu programa pouco se diferencia do programa petista de reformas e conciliação com a burocracia estatal, além dos métodos burocráticos que praticam no movimento estudantil. Um programa “que prega para convertidos” e não discute com a nossa realidade, da crise, e de quem quer se formar decentemente, trabalhar, e pena em busca de um emprego. Não reivindicamos as gestões da situação nem o seu programa!

Além disso, a atual gestão tem enorme responsabilidade no crescimento do petismo na universidade, sobretudo ao longo deste ano: estiveram o ano inteiro apoiando os conchavos dos CAs dirigidos pelo PT com a burocracia, participando das reuniões a portas fechadas e dos acordos traidores. São, por isso, co-responsáveis pela paralisia atual do ME e pelo avanço dos ataques da reitoria. Enquanto repetiram e repetiram sobre o “avanço da direita” (comicamente o mesmo discurso petista), cultivaram e deram espaço para aqueles que mais bloquearam a luta dos trabalhadores e da juventude nos últimos anos! É um fato que a chapa Nossa Voz surfa mais no descontentamento com a atual gestão do que por apresentar um  programa substancialmente diferente.

Entretanto, entendemos que é responsabilidade de todos os estudantes da USP neste momento defender o DCE-Livre da USP contra um total aparelhamento. Um aparato do PT e UJS é objetivamente pior para a luta e a organização dentro da universidade, temos inúmeros exemplos pelas entidades estudantis que já são aparelhadas por eles  (como muitos centros acadêmicos e a UNE) e pela atuação destes grupos em processos de luta recentes. A chapa “Nossa Voz” não esconde em sua campanha seu projeto de atrelamento da entidade dos estudantes à burocracia universitária, para bloquear as lutas e aumentar o controle da reitoria sobre as três categorias da USP.

Estes grupos, instalados há décadas na burocracia da UNE e dos governos, agora se unificaram e investiram pesado em máquina eleitoral,  tentando impor pela força do dinheiro seus interesses privados contra a independência do movimento estudantil no processo eleitoral. Não devemos permitir! Precisamos barrar a burocracia petista do DCE! Por isso chamamos, taticamente, um voto crítico na chapa da situação. Um DCE nas mãos destes grupos vai significar, muito mais fortemente que hoje, uma desmobilização total dos estudantes e a utilização da entidade totalmente voltada aos interesses particulares deles – em especial a eleição do traidor corrupto Lula em 2018.

 

09.11.2017


Categorias: Universidade

Tags: , , , , ,