! fora pm da ufsc! - Território Livre

fora pm da ufsc!

Moção de apoio do Território Livre

Assistimos indignados ao que se passou na UFSC com a invasão da polícia e saudamos a ação radical dos estudantes dessa universidade! Que influenciem a juventude de todo o país!

A história se repete… Não falamos da ditadura, do exército na USP e na UNB. Não, falamos do passado recente: em 2011 a polícia invadiu a USP e, no morrinho da FFLCH, prendeu 3 estudantes que portavam maconha. Os demais estudantes imediatamente se levantaram e a universidade foi um palco de guerra. Um carro da polícia quase foi virado. Balas de borracha e bombas de efeito moral. A PM fugiu. Os estudantes ocuparam a diretoria da FFLCH e, em seguida, a reitoria. Tudo isso desatou uma das maiores lutas na USP em 10 anos.

Nossa reivindicação era: abaixo o convênio com a PM! Fora PM da USP. Isso era o central.

Aprendemos assim a ter um pauta clara e focada, cuja importância foi atestada em 2013 pelo foco na queda dos 20 centavos. Entretanto, ainda assim, grupos conciliadores estudantis queriam dispersar a pauta e conseguiram quebrar nossa luta, quebrando nossa greve e prometendo lutas futuras pra um amanhã indeterminado que nunca veio.

Companheiros da UFSC, se podemos daqui, da USP, lhes dar um conselho, é este: expulsem a polícia do campus, façam a reitoria se dobrar e assinar que a PM não pode entrar no campus, e não aceitem a conciliação dos que contemporizam! Assim vocês darão um forte exemplo para toda a juventude do país, que apenas aguarda uma inspiração, um caminho radical de luta!

Viva a luta dos estudantes da UFSC!
Viva a ocupação da reitoria!
Fora PM fascista!
A universidade é Território Livre!

26.03.2014


Categorias: Universidade

Tags: , , , ,