! o papel lobista de lula em angola - Território Livre

o papel lobista de lula em angola

Sobre mais um indiciamento do Lula!

A notícia de que a Polícia Federal indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção e o sobrinho de Lula por corrupção e lavagem de dinheiro por ter sido beneficiado, por meio de Marcelo Odebrecht, também indiciado, em contratos da empresa em Angola escancara o papel lobista de Lula na política externa nos governos do PT.

Boa parte das relações internacionais nos governos de Lula e Dilma bebia da retórica da cooperação com países mais pobres, algo definido como relações sul-sul. Foi com esse discurso que Lula estabeleceu relação com países africanos como Angola e Moçambique, e na América Latina.

Por trás desta política aparentemente benemérita sempre esteve ofavorecimento dos negócios das grandes empresas. Companhias como a Odebrecht e Vale receberam vultosas quantidades do BNDES para firmarem a exploração desses mercados, com exploração maciça da mão de obra desses países, e com contratos que passavam por boas relações com os políticos e elites locais.

Cabe lembrar que o marqueteiro da campanha de Dilma, João Santana, já foi preso e prestou serviços às campanhas eleitorais em Angola, e em outros países em que houve empreendimentos da Odebrecht como Panamá, Venezuela e República Dominicana. Santana é apontado, juntamente com Lula, como protagonista no tráfico de influências, segundo o MPF.

05.10.2016


Categorias: Lula na prisão!

Tags: , , , ,