! a queda do governo petista - Território Livre

a queda do governo petista

Após um processo parlamentar longo e arrastado, que seguiu os enfadonhos ritos do estado burguês, cai o governo desgastado, inefetivo e paralisado do PT. É preciso frisar que não é apenas o Legislativo que derruba Dilma: oposição e governo têm trabalhado juntos, duramente, para conter a revolta crescente nas ruas. A rigor, o governo do PT cai por causa dessa revolta. Vale lembrar que foi a partir da explosão da juventude em junho de 2013 que a popularidade de Dilma começou a cair vertiginosamente para nunca mais se recuperar.

De lá para cá, a luta dos trabalhadores e da juventude tem mostrado o caminho. A greve dos garis, as greves nos metrôs e nos ônibus, as inúmeras greves selvagens mal noticiadas, a explosão dos secundaristas e as ocupações de escolas demonstram: os momentos mais vivos da luta dos trabalhadores e da juventude foram aqueles que se deram completamente desatrelados das maquinações petistas para se manter no Estado. Quantas e quantas vezes a própria luta não revelou que o interesse dos governos petistas estava em contraposição ao interesse dos lutadores, e por isso mesmo o PT foi o primeiro interessado em reprimir a revolta à força? Foi assim em 2013, na luta contra a Copa, na prisão de centenas de ativistas por todo o país.

Agora, o governo do PT é passado, e com isso abre-se um novo período, mais favorável para que a revolta da juventude e da classe trabalhadora se expresse. As burocracias que estrangulam a classe trabalhadora nos locais de trabalho, os burocratas-mirins que desviam o foco da luta da juventude nos locais de estudo estão mais fragilizados. A juventude e os trabalhadores podem respirar um pouco mais aliviados, sabendo que seu destino e o destino do PT não são o mesmo.

Tomemos fôlego, pois grandes embates nos aguardam. Embora o PT esteja há muito tempo morto como partido dos trabalhadores, ele segue vivo como partido burguês: é preciso combater sua influência no conjunto da esquerda.

E ainda que seu governo tenha caído, ele não caiu antes de montar uma grande máquina de repressão no Estado, e preparou duros ataques ao nosso futuro, que seus sucessores agora tentarão desenrolar contra nós.

Adiante, lutadores!
Urge erguer o futuro sobre os escombros ainda fumegantes do petismo!

31.08.2016


Categorias: Fora Dilma!

Tags: , , ,