! pt dá golpe na democracia burguesa - Território Livre

pt dá golpe na democracia burguesa

A anulação do impeachment pelo presidente da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão, é um perigoso golpe na própria democracia burguesa, executado em conluio entre o PT, o poder Executivo e o Judiciário.

Entre os três poderes — Legislativo, Executivo e Judiciário — o Legislativo é o mais legitimo e progressista dentro dos limites colocados pela democracia burguesa. O Executivo é um resquício de poder monárquico, ditatorial ou imperial, e precisa ser abolido numa sociedade futura, além do capital. Da mesma forma, o Judiciário é composto por técnicos em saber burguês (o “direito”) nem mesmo eleitos pelo povo, mas indicados pelo Poder Executivo, o que também deve ser abolido numa sociedade futura. O que há de mais progressista entre os três poderes em qualquer democracia burguesa é o Poder Legislativo, por pior que ele seja hoje. A Câmara dos Deputados é o poder mais sujeito às pressões populares e pode representar — mesmo que de forma muito deformada — alguns anseios populares. É por isso que esse é o único poder que não será abolido numa sociedade futura, mas generalizado, socializado, colocado para participação real de toda a população trabalhadora (transformado em Conselhos Populares).

Dito tudo isso, é inegável que o conluio entre os poderes Executivo e Judiciário para derrubar uma decisão do poder Legislativo é um golpe sério e grave contra o que há de mais progressista na representação política numa democracia burguesa. Se essa posição de Maranhão se mantiver, estará provado como o Legislativo não tem poder e será iniciado um processo de autonomização do poder Executivo, processo que podemos chamar de ditatorial ou autoritário. Em pouco tempo o poder Executivo terá de agir via de regra por decretos, já que não tem maioria no parlamento, ou seja, desprezará e diminuirá ainda mais o parlamento. Tudo isso será um grave perigo para as instituições democrático-burguesas; será a prova de que elas já sucumbiram.

ÀS RUAS CONTRA O GOLPE DO PT!

10.05.2016


Categorias: Fora Dilma!

Tags: , , ,