! dilma caiu! - Território Livre

dilma caiu!

Dilma vai tarde. Falta o Senado julgar, mas criou-se um fato consumado. Não é nada surpreendente ver esses deputados vergonhosos votarem contra ela. A esmagadora maioria deles — inclusive o Bolsonaro — era da base do governo até ontem. Só romperam com o governo porque ele ficou sem sustentação e sem conseguir manter os esquemas de corrupção.

E os trabalhadores e jovens diante do impeachment?

Poder eleger e tirar do seu posto um representante político é um princípio válido da democracia, inclusive (e sobretudo) da democracia operária. Só seria errado se se tratasse de um golpe de verdade, fascista ou militar, o que não é o caso hoje. Em vez de haver golpe, a própria democracia burguesa se reafirmou (e ela é, querendo ou não, o melhor regime, dentro do capitalismo, para a organização da luta dos trabalhadores e jovens). Ao mesmo tempo, o PT — dono da maior máquina sindical de controle da classe trabalhadora brasileira — sai enfraquecido. As burocracias pelegas petistas que mantêm a ordem para o capital perderão grande parte da sua boquinha no Estado.

O Brasil entrará num processo de ainda maior instabilidade do sistema político burguês com Temer. E a máquina sindical de controle dos trabalhadores estará enfraquecida. Grandes lutas dos trabalhadores se anunciam!

17.04.2016


Categorias: Blog, Fora Dilma!

Tags: , ,