! chamado à juventude: às ruas com os trabalhadores no dia 16/08! - Território Livre

chamado à juventude: às ruas com os trabalhadores no dia 16/08!

Ao que tudo indica, Dilma será afastada nos próximos dias. Temer já promete, assim como pretendia ela, aplicar os duros ataques da burguesia à classe trabalhadora. Que os preços sobem, que o número de desempregados cresce e que o salário não aumenta não são novidades para ninguém. As condições de vida pioram a cada dia e os governos só pensam em tirar mais e mais da vida do trabalhador. Querem que trabalhemos precária e incessantemente até a morte!

Paralelamente, vemos hoje as direções sindicais petistas — que há anos se constituem como bloqueio para a luta independente da classe e não moveram uma palha contra os governos de Lula e Dilma — agora sendo pressionadas a erguer lutas em defesa dos empregos e contra a retirada de direitos dos trabalhadores, mas ainda insistem em erguer pautas que seguem interesses dos patrões. É preciso erguer unidade contra os ataques do capital e avançar no desmascaramento dessas políticas burocráticas. Com os petistas na “oposição” ao governo e sem o aparato estatal, a classe trabalhadora aumenta a pressão e pode superar essas direções pelegas para resistir aos ataques de Temer.

À juventude cabe garantir seu futuro através da luta, mas apenas conseguirá levá-la ao seu limite se estiver aliada aos trabalhadores, aos operários. Devemos nos colocar lado a lado com a classe explorada, em cada ação, e demonstrar ativamente nosso apoio, potencializando as lutas e catalisando a construção do poder popular.

Diversas centrais sindicais chamam nacionalmente, para amanhã, dia 16/08, mobilizações e atos de rua em defesa das condições de trabalho e de vida. Ainda que os processos reais de paralisação ainda não sejam amplos e efetivos, eis um primeiro passo. Nós do Território Livre fazemos o chamado para a construção desse dia. Que estejamos lá, juventude e trabalhadores lutando contra os ataques da burguesia e governo, e que digamos não à deterioração de nossas vidas!

Aliança operário-estudantil!
Todo apoio à luta da classe trabalhadora!